Selic, conheça um dos principais pilares da nossa renda fixa.
Conhecida como a taxa mãe da economia, a Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira, usada pelo Banco Central para controlar a inflação e regular o mercado financeiro.
Basicamente, quando a Selic sobe, os juros ficam mais altos, o que pode tornar empréstimos e financiamentos mais caros.
Quando a Selic cai, os juros também diminuem, facilitando o acesso ao crédito e estimulando a economia. Porém, podendo gerar a temida inflação e o ciclo inicia novamente.
Ela influencia outras taxas de juros do país, como taxas de empréstimos, financiamentos e aplicações… Quem define o valor da selic é o Copom(Comitê de Política Monetária)
Copom
O Copom geralmente se reúne a cada 45 dias para definir a taxa básica de juros (Selic). Essas reuniões são agendadas ao longo do ano sendo anunciadas previamente, permitindo que o mercado financeiro e a população estejam cientes das decisões tomadas pelo por eles em relação à política monetária do país.
Uma curiosidade, o nome da taxa Selic vem da sigla do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, que é uma infraestrutura do mercado financeiro administrada pelo BC.
Nesses sistemas são depositados e transacionados títulos públicos federais.
Na reunião mais recente, feita no dia 20 de março de 2024, o Copom, Comitê de Política Monetária, decidiu baixar a taxa definida na reunião anterior.deixando a Selic hoje em 10,75 ao ano.
E vem sofrendo diversas oscilações ao longo dos anos, estando atualmente com tendência de queda, de acordo com a grande maioria dos analistas de mercado.
No site do banco central é possível obter várias informações sobre série histórica, as Atas das reuniões do Copom, datas das próximas reuniões e muito mais. Banco Central do Brasil.
Falaremos mais da Selic em novos posts, até lá!